Coordenador : Ranieri Carvalho Camuzi
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 387995.2199.34183.18022023
Departamento/Setor: MAF
Área Temática : Tecnologia e Produção
Tipo: Projeto
Publico Alvo :  Discentes de graduação e pós-graduação da UFF de áreas envolvidas direta ou indiretamente no ecossistema da saúde digital (Ciências da Saúde; Tecnológicas, Exatas, Humanas).  Profissionais e trabalhadores da saúde, incluindo aqueles das áreas de apoio administrativo e técnico que atuam desde o desenvolvimento até a manutenção dos sistemas digitais de comunicação e informação aplicados à área da saúde.  Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Local de atuação: UFF
Objetivo
OBJETIVO GERAL Oferecer suporte ao estabelecimento e à manutenção das atividades da LISDAT-UFF. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1.Reunir estudantes de cursos da UFF de áreas de conhecimento que tenham relação direta ou indireta com a saúde digital. 2.Promover um ambiente propício para ensino (graduação), formação profissional e produção do conhecimento (graduação, pós-graduação e pesquisa) em temas relacionados à saúde digital. 3.Desenvolver e implementar estratégias de divulgação e interação com a comunidade interna e externa à UFF acerca da saúde digital, tecnologias e ferramentas para uso profissional e dos usuários do SUS.
Resumo
A LISDAT-UFF é uma estratégia extracurricular com objetivo de promover aprofundamento teórico-prático em conhecimentos, habilidades e competências para aplicação das tecnologias digitais de informação e comunicação na assistência à saúde. Trata-se de uma organização formada por estudantes, sob supervisão docente, para complementar a formação de graduandos e pós-graduandos. A interdisciplinaridade se dá através da participação de discentes das diversas áreas envolvidas direta ou indiretamente na saúde digital (saúde, tecnológicas, exatas e humanas). As ações da Liga visam integrar os conteúdos abordados no currículo de cada curso, bem como explorar novos conhecimentos e suas aplicações, propor e desenvolver produtos e aplicações para saúde digital. Para tanto, poderão ser organizados simpósios, palestras, discussões, cursos, oficinas, encontros científicos e trabalhos de divulgação sobre o tema, buscando aprofundar o conhecimento dos membros da Liga e promover a divulgação às comunidades interna e externa à UFF. Entre as contribuições sociais que poderá alcançar está a possibilidade de capacitar profissionais, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para utilização de aplicações oferecidas pelo próprio. Assim, além de ser um ambiente para pesquisa e formação profissional, configura-se também um campo de prática e interação dos estudantes com a comunidade para divulgação e educação em saúde.